Em agenda oficial em Brasília, o prefeito de Paty do Alferes, Julinho Juju, esteve reunido com o novo governador do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro. O encontro teve como principal objetivo apresentar as demandas do município e buscar apoio do Governo do Estado para investimentos em áreas estratégicas.
O prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Paty do Alferes, Guilherme Rosa, do vereador Marco Aurélio e do secretário municipal de Saúde, Leonardo Pereira, reforçando o caráter institucional da agenda e a união de forças em torno das pautas prioritárias do município.
Durante a reunião, o prefeito detalhou pontos considerados prioritários para o avanço da cidade, com destaque para as áreas de infraestrutura urbana e rural (levantando pontos como a recuperação de estradas vicinais e melhorias na BR-193), mobilidade e saúde, e para o fortalecimento da economia local, especialmente no setor agrícola, que é uma das bases de sustentação de Paty do Alferes. Ele também ressaltou a importância de ampliar programas e convênios que garantam melhorias diretas na qualidade de vida da população.
Segundo Julinho Juju, apesar da extensa agenda do novo governo estadual, a recepção foi marcada pela atenção e pelo diálogo produtivo. “O governador Ricardo Couto nos recebeu muito bem e demonstrou sensibilidade com a realidade do nosso município, além de disposição para ajudar. Isso nos dá confiança de que podemos avançar em pautas importantes”, afirmou.
Segundo Julinho Juju, apesar da extensa agenda do novo governo estadual, a recepção foi marcada pela atenção e pelo diálogo produtivo. “O governador Ricardo Couto nos recebeu muito bem e demonstrou sensibilidade com a realidade do nosso município, além de disposição para ajudar. Isso nos dá confiança de que podemos avançar em pautas importantes”, afirmou.

Reunião reforça protagonismo do prefeito na articulação política do interior
Julinho Juju foi o primeiro gestor da região centro-sul a ser recebido pelo novo chefe do Executivo estadual, reforçando o peso político e institucional do encontro. O gesto é interpretado como um indicativo de abertura para uma relação ainda mais próxima entre o Estado e os municípios do interior, historicamente marcados por desafios estruturais e limitações orçamentárias.
A agenda em Brasília faz parte de uma estratégia mais ampla da administração municipal, que tem buscado estreitar relações com diferentes esferas de poder para viabilizar recursos e acelerar projetos. A interlocução direta com o governo estadual é vista como essencial para destravar investimentos e garantir a continuidade de obras e iniciativas já em andamento.
Nos bastidores, a expectativa é de que, a partir desse primeiro contato, novas reuniões técnicas sejam agendadas, com a participação de secretarias estaduais, para aprofundar as demandas apresentadas e construir soluções conjuntas. Entre as possibilidades estão a celebração de convênios, repasses de recursos e apoio em projetos estruturantes.
