Turismo

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Endereço: Praça George Jacob Abdue, S/n – Centro

Cep: 26950-000 – Paty do Alferes / RJ

Telefone: (24) 2485 2384

__________________________________________________________

SECRETÁRIO: Jarbas Macedo

E-MAIL: turismo@patydoalferes.rj.gov.br

TEL; (24) 8865-5723

_________________________________________________________

ASSESSORA EXECUTIVA DE TURISMO :  Nina Porto

(E-MAIL: turismo@patydoalferes.rj.gov.br

TEL: (24) 8865-5620

FESTA DO DOCE 2013   – Dias:   28, 29, 30 e 31 de Março

A Festa do Doce nasceu no mesmo ano da instalação do município, em 1989, no Sábado de Aleluia, e em pouco tempo tornou-se um evento tradicional do calendário de Paty do Alferes.
Nas primeiras edições, a festa era realizada durante o final de semana, mas a partir de 1993, o calendário do evento passou a ter início na Sexta-feira Santa.
O evento acontece no pátio da antiga Estação Ferroviária e no seu entorno (Praça Professor George Jacob Abdue, em frente ao Fórum, e na Rua João Paim, no centro da cidade), durante o feriado da Semana Santa.
A Festa do Doce caracteriza-se pela exposição e venda de doces caseiros produzidos pelas doceiras de Paty do Alferes. As casas e sítios dessas artesãs da culinária funcionam como verdadeiros pontos turísticos para a compra dos melhores doces da Região do Vale do Café. A variedade na produção é surpreendente, com destaque para os quitutes que têm como principal ingrediente o tomate, fruto que caracteriza o município.
Nos stands de vendas da festa, o visitante descobre delícias como compotas de tomate, tomate cristalizado, geléias de tomate, bombons recheados com tomate em calda, licores e outras iguarias que são especialidades de Paty do Alferes.
A Festa do Doce é a segunda maior do município, perdendo apenas para o evento anual da Festa do Tomate, realizado no feriado de Corpus Christie, que também conta com a presença das doceiras mais tradicionais da nossa região.
Há alguns anos, verificando a produção dos doces no município, foi constatada que a procura era grande e atraía visitantes até as casas das nossas doceiras. A partir daí, essa produção passou a ser vista como importante fonte de renda para inúmeras famílias. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo organizou e viabilizou os meios para a divulgação desta produção. O sonho das doceiras tornou-se realidade: a Festa do Doce é realizada todos os anos, e esperada com ansiedade pelos turistas e pela população regional, todos ávidos para saborearem os mais variados doces caseiros, revelados nesta ação proporcionada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e Prefeitura Municipal de Paty do Alferes.

Para acessar as fotos do evento, entre no site:  www.festadodoce.com.br