» Notícias » FOLIA DE REIS 2013 REUNIU MILHARES DE PESSOAS NAS PRAÇAS GEORGE ABDUE E NILO MONT’MOR

29 de janeiro de 2013

FOLIA DE REIS 2013 REUNIU MILHARES DE PESSOAS NAS PRAÇAS

GEORGE ABDUE E NILO MONT’MOR

A nova administração da cidade de Paty do Alferes começou muito bem o ano. Pelo menos foi o que pode  se perceber face ao grande volume de pessoas que compareceram às apresentações de Folia de Reis organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio das demais secretarias, e realizadas nas praças George J. Abdue (04/01)/ Nilo Mont’mor (05/01), contando com a participação de 08 grupos folclóricos locais: Bandeira Encanto do Oriente,Bandeira Visita dos Magos, Bandeira Estrela da Paz, Bandeira Irmandade Jesus Maria José, Jornada Guia do Oriente, Bandeira Estrela do Oriente,Bandeira Estrela Dalva da Sacra Família e Sagrado Coração de Jesus.

A Folia de Reis é uma tradicional manifestação cultural popular de cunho religioso  e origem portuguesa – trazida para o Brasil pelos jesuítas no século XVI – que reconta a história bíblica da visita dos reis magos à Jesus Cristo, datada de 06 de janeiro do início do calendário cristão.

Em Paty do Alferes a tradição é antiga e, no período de comemorações, as “bandeiras”(como são denominados os grupos) se reúnem, vestidos em seus trajes típicos e coloridos para apresentações de cantos e versos pelo município afora, culminando com as duas apresentações em massa, amplamente apoiadas  pela Prefeitura.

A prefeita Lúcia de Fátima (Batata), o vice-prefeito  Marcelo Guimarães e o secretário municipal de Turismo, Maurício Paixão, tiveram a oportunidade e a honra de conduzir as bandeiras representativas até o presépio, como parte do ritual da apresentação e que segundo a própria Prefeita, serviu para “abençoar” a importante jornada de trabalho  que se inicia. O evento contou também com a presença dos secretários municipais recém empossados e equipe de governo.

A prefeita Batata realmente vem se mostrando uma apoiadora incondicional dos eventos populares em Paty do Alferes, desde o seu primeiro governo, e não mede esforços para tal. Sua fama de governar com o povo e para o povo já é conhecida e  deve se reafirmar, com certeza, nessa nova  empreitada.