» Notícias » Nota Coronavírus – 14/03/2020

Notícias

Nota Coronavírus – 14/03/2020

20 de março de 2020

A Prefeitura de Paty do Alferes informa que uma moradora de Paty, de 31 anos, procurou o Hospital Luiz Gonzaga, com sintomas do Coronavírus, após atender em seu trabalho, em Miguel Pereira, a pacientes que viajaram recentemente para Europa. A equipe de Saúde de Paty do Alferes colheu material para teste do Covid 19 e está acompanhando e orientando a paciente que apresenta quadro de saúde estável e encontra-se em isolamento domiciliar.

Desde o início dos alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Prefeitura vem trabalhando no Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com base nas orientações da Secretaria de Estado e nos protocolos do Ministério da Saúde.

A Vigilância em Saúde e a Atenção Básica tem atuado, participando e promovendo treinamentos aos profissionais da rede. Para a próxima semana está agendada mais uma capacitação envolvendo a equipe da saúde além dos profissionais de educação da rede municipal.

Nas situações onde surgirem casos suspeitos, nossos profissionais estão seguindo o protocolo recomendado, realizando a avaliação do quadro e colhendo material , a ser encaminhado para o laboratório de referência .
Caso seja necessário uma intervenção hospitalar, nossa referência é o Hospital Municipal Luiz Gonzaga, em Miguel Pereira, com o qual a Prefeitura de Paty do Alferes mantém convênio. Inclusive, o Hospital já tem enfermarias e leitos reservados, para tratar doentes, caso necessário.

Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples, tais como: higiene das mãos com água e sabão várias vezes por dia; evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz; usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação.
Em caso de suspeita, é fundamental buscar por uma Unidade de Saúde onde ocorrerá a avaliação dos sinais e sintomas e será dado o encaminhamento adequado conforme o protocolo determinado.

A Prefeitura de Paty irá manter a transparência , informando através dos nossos
canais de comunicação, os dados de relevância aos nossos munícipes.